Wednesday, April 30, 2008

Cuba acusa o governo dos EUA de fabricar e promover provocações contra-revolucionárias

Cuba acusa o governo dos EUA de fabricar e promover provocações contra-revolucionárias:


Granma Internacional DigitalVERSÃO SÓ TEXTO
Havana. Cuba. Ano 12 - Quarta-feira 30 Abril de 2008.
Raúl avista-se com o chanceler da Bolívia
• O presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, recebeu na tarde da terça-feira, 29 de abril, o ministro das Relações Exteriores e Cultos da República da Bolívia, o Ex.mo Sr. David Choquehuanca Céspedes, que realiza uma visita oficial a nosso país.
Durante a reunião, os dirigentes reveram o desenvolvimento das relações existentes entre Cuba e a Bolívia e dialogaram sobre a situação atual nos dois países. Também analisaram temas de interesse de em nível regional e internacional. Raúl Castro ratificou ao chanceler dessa irmã nação latino-americana a solidariedade e o apoio de Cuba ao povo boliviano e ao governo presidido por Evo Morales.
Pela parte boliviana, também participou do encontro o Ex.mo Sr. Saúl Chávez Orozco, embaixador da Bolívia em Cuba. Pela parte cubana, esteve presente o ministro das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque. •..........................................................................................................................................
O presidente do Panamá assinará acordo energético com Cuba
• O presidente do Panamá, Martín Torrijos, anunciou em Havana que assinará um acordo no setor energético com Cuba e expressou seu interesse em reforçar os laços bilaterais.
Torrijos, que chegou à Ilha na terça-feira, dia 29, assistirá à cerimônia de colocação da pedra fundamental de um monumento em Havana em homenagem a seu pai assassinado por terrorismo da CIA, o general Omar Torrijos Herrera (1929-1981).
"Com esta visita, queremos enfatizar a amizade dos panamenhos com o povo cubano e tornar mais fluentes os frutíferos laços bilaterais", disse o mandatário ,após sua chegada ao aeroporto internacional José Martí, onde foi recebido pelo ministro de Governo, Ricardo Cabrisas.
Torrijos lembrou que seu país tem convênios de cooperação com Cuba, inclusive, o da Operação Milagre, de reabilitação oftalmológica a pacientes pobres, que no decorrer deste ano prestou serviços a 4 mil panamenhos.
Acrescentou que jovens de seu país estudam em universidades cubanas, entre as quais, a Escola Latino-Americana de Medicina e a Escola Internacional de Esportes e Educação Física.
"Temos uma série de acordos de benefício mútuo que demonstram a forte solidariedade entre os dois países", salientou e assegurou que correm muito bem as relações comerciais entre ambas as nações.
A delegação do Panamá é integrada pelo primeiro vice-presidente e ministro das Relações Exteriores, Samuel Lewis, a ministra de Comércio e Indústrias, Carmen Vergara e outros altos funcionários. • ..........................................................................................................................................
Cuba atingiu um milhão de turistas neste ano em tempo recorde
• CUBA chegou neste ano ao número de 1 milhão de turistas, 22 dias antes em comparação com 2007, segundo se anunciou na terça-feira, 29 de abril, na celebração deste recorde, que teve lugar no Salão 1930 Compay Segundo, do Hotel Nacional.
A vice-ministra de Turismo (Mintur), María Elena López, explicou que no primeiro trimestre de 2008 houve um crescimento de 15% de hóspedes estrangeiros, em relação ao mesmo período de 2007.
Elogiou os milhares de homens e mulheres que se ocupam de elevar os standards do produto turístico antilhano, o qual tem estabilidade no mercado da região, com 4 anos consecutivos acima dos 2 milhões de visitantes.
Esse setor na Ilha sobressai pelas feiras internacionais que organiza anualmente. A de 2008 — dedicada à integração Cultura-Turismo — conta com a inscrição até hoje de mais de mil participantes estrangeiros, com destaque para os delegados italianos, país convidado de honra.
O coro Entrevoces, sob a regência de Digna Guerra, se encarregou da parte cultural da cerimônia, com a interpretação de peças que identificam a cultura nacional como o Chan Chan, de Compay Segundo, e De que manera quererte, de Luis Ríos. •..........................................................................................................................................

No comments: