Wednesday, May 21, 2008

Quarta frota da Marinha dos EUA aqui não entra, afirma o ministro Jobim


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que o governo brasileiro não permitirá que a quarta frota da Marinha norte-americana navegue em águas brasileiras sem autorização do país. “Aqui não entra!”, disse Jobim após encontro com militares do Exército, no Rio de Janeiro, na sexta-feira.
“Só entrará autorizada por nós e para visitas cordiais, mas absolutamente não vai fiscalizar a área brasileira. Quem fiscaliza somos nós”, disse Jobim, acrescentando ainda que “por isso, o governo já decidiu pela construção do submarino de propulsão nuclear para viabilizar a fiscalização dessa bacia”.
As declarações do ministro foram motivadas pelas notícias de que a Marinha norte-americana está recriando sua Quarta Frota, que será responsável pelos navios, submarinos e aeronaves do país em operação na América do Sul, Central e no Caribe. A esquadra existiu entre 1943 e 1950.
CONSELHO SUL-AMERICANO DE DEFESA
Nelson Jobim, viajou no dia 12 ao Cone Sul para promover junto aos presidentes da Argentina, Chile e Uruguai a criação do Conselho Sul-americano de Defesa, de iniciativa do presidente Lula.
“Não se trata de uma aliança militar convencional, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas de uma aliança de diálogo entre os ministérios de Defesa para uma integração do pensamento visando a formação de uma política regional de defesa”, afirmou Jobim. Os princípios de “não-intervenção à soberania de cada país, à autodeterminação dos povos e à integridade territorial” são defendidos no objetivo da iniciativa.
O ministro da Defesa viajou acompanhado pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri e o comandante Militar do Sul, general José Elito Carvalho Siqueira.Jobim já se reuniu com os governantes da Venezuela, Guiana, Suriname, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai. Na próxima semana, será recebido em La Paz pelo chefe de Estado boliviano, Evo Morales.

1 comment:

Anonymous said...

Aí tem coisa!